quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

PARA QUE SERVE AS MÚSICAS DO DESABAFO



PARA QUE SERVE AS MÚSICAS DO DESABAFO
                Pude descobrir qual utilidade das músicas do tipo: estão querendo ver a tua queda/estão querendo ver o teu final;  vai lá e avisa que estou de pé; a minha vitória tem sabor de mel. Pois, estive presente na câmara dos vereadores de uma das cidades do estado do Rio de Janeiro, para a realização da cerimônia de posse do prefeito vencedor do ultimo pleito municipal. Desta feita, uma atividade, me chamou atenção: o canto de uma música.
                Uma jovem, familiar do empossado, foi convidada para fazer uma apresentação musical e desta feita escolheu uma canção que, segundo a cantora, era apropriada para o momento que o prefeito estava vivendo. Com isso, a musica escolhida continha uma letra bem sugestiva: estão querendo ver a sua queda/ estão querendo ver o seu final/ mas não pague com a mesma moeda...
                A partir deste momento pude ter um insight (discernimento) de qual a utilidade dessas músicas, que chamamos cariosamente de “música do desabafo”, pode ter num ambiente permeado por disputas políticas. Portanto, como podemos observar, a letra descreve bem todos os requisitos que envolvem um certame eleitoral. Pois bem sabemos, cada candidato que ver a “queda do outro”, no sentido figurado, é claro.
                Para o candidato vencedor tudo lhe favorece a ter opção de “pagar com a mesma moeda”, mas a música, bem, aconselha a não fazer isso.  No entanto, o vencedor pode optar por uma bela taça envolta em mel onde pode regozija-se cantando “tem sabor de mel/ tem sabor de mel”. Outrossim, pode utilizar-se de um pombo correio que lhe faça o seguinte “ vai lá e avisa que estou de pé” deixando seus oponentes cientes e bem informados de sua vitória.
                Durante a apresentação a cantora disse que a música era em homenagem ao prefeito vencedor e ainda solicitou o seguinte “olhe pra mim”. Neste momento tive um novo insight. Fiquei a questionar-me “essa musica é para adorar a Deus ou aos homens?”. No entanto, com esse pedido feito pela artista, que o prefeito deveria fixar os olhos nela, pude entender uma coisa: a canção era direcionada para o homenageado e que Deus tinha que ficar de lado só um pouquinho enquanto o vendedor era o centro das atenções.
                Desta forma, posso concluir que alguma utilidade tem essas músicas. Pode ser pra posse de prefeito municipal, sindico de condomínio, presidente de associações, presidentes de convenções evangélicas e outras disputas. Mas nunca serve para adorar ao Deus. Portanto, o Deus não divide a Sua glória com ninguém (Is 42.8).
SOLA SCRIPTURA
GIDEONE PIMENTEL

2 comentários:

  1. É exatamente isso! Mas o que é a igreja evangélica hoje? Muita carne e pouco espirito amado. Eu conversava com uma irmão e a mesma me dizia que a igreja dela parece que possui varias pequenas igrejas dentro dela. É a igreja da juventude - A igreja dos adulto - das crianças - de missões... Cada um dos seus líderes querem aparecer mais do que Jesus!

    ResponderExcluir